quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Método PRICE - O melhor tratamento inicial de lesões
Os primeiros socorros para acidentes no desporto baseiam-se na sigla, aceite internacionalmente nos meios desportivos, “PRICE” que em inglês significa:
P (protect the área) - interromper as actividades com o membro afectado - movimento protegido,
R (rest) - repouso selectivo - relaxar a parte afectada,
I (ice) - aplicação de gelo local durante 10 a 15 min de 2 em 2 horas,
C (compression) - compressão selectiva,
E (elevation) - levantar o membro com a lesão, acima da altura do coração, para interromper o fluxo sanguíneo e reduzir o edema/inchaço.
É considerado a melhor forma de tratar lesões traumáticas no desporto, como sejam entorses, luxações, estiramentos e rupturas musculares. A combinação de todos estes factores nas primeiras 48h/72h, ajudam a controlar a inflamação e formação de hematoma após a lesão acontecer e quando mais cedo se iniciar este tratamento, melhor a sua eficácia e prognostico.
Outros autores há, que defendem o método RICE - RICE THERAPY que consiste resumidamente em:
Repouso: É importante por duas razões, primeiro e ainda em campo, no momento seguinte após a lesão, por forma a efectuar-se uma correcta avaliação do musculo, tendão ou ligamento lesionado e segundo nos dias seguintes é útil "fazer descansar" o segmento corporal afectado, utilizando por exemplo canadianas.
Ice (Gelo): Pode-se usar sacos de gelo ou gel, tendo sempre atenção às queimaduras térmicas. Recomenda-se 2h/2h ou 4h/4h uma aplicação de gelo durante 15/20 minutos sempre protegido por uma toalha. A principal acção é diminuição da inflamação e sangramento interno e consequentemente promover o alívio da dor.
Compressão: Preferencialmente utilizam-se ligaduras elásticas ou pés/coxas elásticas, de forma a limitar a formação de hematoma e imobilizar a área afectada. Pode colocar-se o gelo debaixo da ligadura. É mandatório ter atenção a ligaduras muito apertadas pois podem impedir a circulação normal.
Elevação: Permite diminuir o afluxo sanguíneo à extremidade lesionada, diminuído assim o edema e aumentado a drenagem de fluidos inflamatórios. É mais eficaz se a elevação for a nível do coração. Por exemplo se o atleta estiver sentado pode colocar um banco com uma almofada e na cama com a colocação de uma almofada no pé.
Na grande maioria das situações depois de 2/3 dias de tratamento RICE o atleta já sente melhorias significativas, devendo manter treino condicionado antes de um regresso completo aos treinos e jogos.
Simultaneamente devem-se evitar outro conjunto de procedimentos que podem contribuir para agravar a lesão inicial.
O QUE NÃO FAZER: HARM
Heat - Calor na região lesada sob qualquer forma
Alcóol - Ingestão de alcóol
Run - Actividade excessiva da região lesionada
Massage - Massagem

Sem comentários: